No Brhadaranyaka Upanishad 1.4.1-5, existe este interessante texto sobre a origem da criação. Uma boa forma pra entendermos um pouco mais o significado de “ todos somos um”.
"No princípio", afirma um exemplo indiano de c.700 a.C, preservado no Brhadaranyaka Upanisad,
Este universo não era nada senão o Si-Próprio na forma de um homem. Ele olhou em volta e viu que não havia nada além de si mesmo, de maneira que seu primeiro grito foi: "Sou Eu!", e daí surgiu o conceito "eu". (E é por isso que, até hoje, quando interpelados respondemos antes "sou eu!", e só depois damos o nome pelo qual atendemos.)
Então, ele teve medo. (É por isso que qualquer pessoa sozinha tem medo.) Mas considerou: "Como não há ninguém aqui além de mim mesmo, o que há para temer?"
Em conseqüência disso o medo desapareceu. (Pois o que deveria ser temido? É apenas a outro que o medo se refere.)
Entretanto, ele carecia de prazer (por isso, carecemos de prazer quando sozinhos) e desejou outro. Ele era exatamente tão grande quanto um homem e uma mulher abraçados.
Esse Si-Próprio dividiu-se então em duas partes, e com isso passou a haver um senhor e uma senhora. (Por isso, esse corpo, em si mesmo, como declara o sábio Yajnavalkya, é como a metade de uma ervilha. E é por isso, além do mais, que esse espaço é preenchido por uma mulher.) O macho abraçou a fêmea e desse abraço surgiu a raça humana.
Ela, entretanto, refletiu: "Como ele pode unir-se a mim, que sou produto dele próprio? Bem, então vou esconder-me!" Ela tornou-se uma vaca, ele um touro e uniu-se a ela, e dessa união surgiu o gado. Ela tornou-se uma égua, ele um garanhão, ela uma jumenta, ele um jumento e uniram-se, e disso surgiram os animais de casco. Ela tornou-se uma cabra, ele um bode; ela uma ovelha, ele um carneiro e uniram-se, e surgiram as cabras e as ovelhas.
Dessa maneira ele criou todos os pares de criaturas, até as formigas. E então percebeu: "Na verdade, sou a criação; pois tudo isso brotou de mim". Daí surgiu o conceito "Criação" (em sânscrito, s... i., "fruto do manar").
Todo aquele que entender isso torna-se, verdadeiramente, ele próprio um criador nessa criação.
( In: Joseph Campbell AS MÁSCARAS DE DEUS MITOLOGIA ORIENTAL)
As Upanishads são consideradas textos sagrados da antiguidade (embora o conhecimento inicial das Upanishads sejam todos orais). Dis-se que existam mais de 108 desses textos, e os mais antigos foram compostos talvez no segundo milênio a.C.
...É muito profundo este texto publicado!
ResponderExcluirTranscende mesmo em muito a aparência das palavras.
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