VIDA YOGA: O poder da palavra

12 de abr. de 2010

O poder da palavra




Estava na rua conversando com um amigo, ele estava falando sobre um conhecido e disse “aquele idiota...”
Um mendigo estava passando, quando ouviu isso parou e sentenciou: “nunca chame ninguém de idiota isso faz mal”.
E meu amigo respondeu, “mas foi de brincadeira, não é sério”
O mendigo disse, “ Pior ainda, vocês tem que compreender que as palavras tem poder, se você chama alguém de idiota, mesmo por brincadeira, você faz dessa pessoa uma idiota”.

Fiquei observando as feições desse senhor que parou para nos dar esse importante ensinamento, ele tinha barbas brancas e compridas, o rosto limpo e a face serena, estava comendo um salgado e na outra mão levava um grande saco nas costas, me deu uma sensação de bonança aquela situação, e agradeci internamente pela aquela oportunidade.
Lembrei de uma frase: “A iluminação tem tantas formas quanto mestres e discípulos.”
Ele estava, com aquele ato, nos levando a um momento de compreensão do poder da palavras que nos passaria despercebido naturalmente.

Assim ele mostrou como as palavras possuem poder que transcendem a elas mesmas, e até a nossa compreensão. Quando arbitrariamente julgamos estarmos falando da boca pra fora, a palavra vem carregada de um fluxo continuo de energia desde o contexto de criação dessa palavra.

O instrumento primordial de toda a criação é o som. A palavra é a reverberação do som que vibra desde o primeiro momento a que foi pronunciada.
Podemos perceber a profundidade do poder da palavra quando vemos a famosa citação Bíblica “No princípio era o verbo”, ou seja, o verbo é aquilo que cria.

Em outros aspectos as palavras servem também para um condicionamento de si.
Tenho algumas alunas que diante de um asana um pouco mais difícil dizem “ Nunca vou conseguir fazer isso”. Mas se você nem tentou, você dessa forma esta levando essa informação pra sua mente, “isso não consigo” e não ira mesmo, diante desse estado mental ao que se colocou.

 E isso se vale aos mais variados aspectos, tantos na palavras negativas como positivas, ou seja, as palavras positivas geram vibrações positivas. 
Nesse fluxo de som das palavras, você movimenta para sua vida e para a vida dos outros a energia do que você pensa e fala.

Hoje já entendo melhor  porque minha avó brigava comigo quando eu falava palavrão.


2 comentários :

ॐ Namastê ॐ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...