VIDA YOGA: Perguntas e respostas

3 de mar. de 2010

Perguntas e respostas


Ola amigos.
Como este blog esta a muito tempo parado, resolvi postar aqui algumas perguntas feitas no formspring que tem a ver com o Yoga.
Aproveite e apareça por lá também com suas perguntas. Namastê

Bem, já que a porta está aberta, você poderia me explicar o que é Samadhi ?

Não é tão simples explicar o q é Samadhi. Em termos bem gerais podemos compará-lo ao sentimento de nivarna um pouco mais conhecido, mas refere-se a tradição budista. No yoga tem se o Samadhi como uma elevação profunda e uma sensação única causada pelo rompimento do ego e a desidentificação do homem com o corpo. Um verdadeiro êxtase divino que você busca atingir por meio de praticas meditavas, recolhimentos entre outras.
Existem de acordo com as tradições diversos níveis de Samadhi e diversas formas de se alcançá-lo. Devo dizer que este é o ideal de td e qualquer praticante devotado.


Em que pontos Yoga e Tantra se enlaçam e se desenlaçam, se atraem e se repelem? by joaofred

O Tantrismo é um sistema filosófico que causou uma verdadeira revolução na Índia, tirando o aspecto do sagrado apenas para os Brâmanes e trazendo para todo o cidão comum não importa a casta. O Sistema de Hata Yoga é completamente baseado no tantrismo, foi quando passou-se a considerar o corpo como um templo sagrado (antes disso o corpo era considerado impuro) que deve ser bem tratado e cuidado, daí os asanas ( posturas de yoga) para auxiliar nessa manutenção. O tantrismo revolucionou também ao considerar o princípio sagrado feminino, elevando as mulheres a Deusas

Síntese/Análise... Como a tradição do yoga vê a prática psicanalítica? by joaofred

Fui em uma palestra muito legal sobre esse tema com uma Indiana indiana Uma Krishina Murti . Ela ressaltou um ponto interessante que a psicologia se preocupa com a patologia da mente, com o problemático e são raros os estudos que busquem entender a normalidade . A Yoga trabalha mais com a compreensão e o contentamento e busca o equilíbrio da mente. Nas técnicas psicofísicas do Hata yoga de alguma forma atingimos pontos de tensões ( por meio de asanas, pranayamas, entoando mantras, meditando) que podem ter fundos psicológicos, as vezes você até chora, e você nem sabe conscientemente o que te fez sentir aquela emoção, mas depois você se sente bem melhor. Ou seja você superou algo profundo. Diferente da Psicanálise q faz você ir a fundo do problema em si consciente dele td. A yoga não trabalha com o seu problema especifico mas em você como um ser completo, mente, corpo e espírito.

Mudar a si mesmo é a melhor opção para mudar algo no mundo ou isso é papo do Gandhi ? by gnomotonho

Bom eu penso assim tbm. Pra vc mudar algo tem q partir de dentro pra fora, qq mudança ao contrário é superficial.
Que nem alguns "comunistas" no Brasil, falavam falavam de revolução mas suas
mulheres continuavam a servir cafézinhos a eles...
Se observe, observe suas ações e reações no mundo.
"Quer bondade? Então seja bondoso
Deseja a verdade? Seja veraz
Tudo o q der de si, vc encontrará. Seu mundo é o seu próprio reflexo. Aquilo q vc quer para o mundo vc faz pra vc." princípio Jainista

Que opinião tem a respeito de Osho? by joaofred

Adoro o Osho, sei q ele tem um monte de histórias controversas q pra falar a verdade não conheço e nunca fui a fundo, não sei da veracidade de td, e na real não me importo e não me preocupa.
Conheço os ensinamentos que li em suas obras q são extremamente esclarecedoras e apaziguadoras. Acho q ele conseguiu realmente sentir as aflições do ocidental e fazer uma ponte da cultura Indiana muito boa.
Ele transmite a leveza dos ensinamentos, instiga a busca, traduz ensinamentos nos leva ao amor.
Ler Osho é muito muito bom! Foi e é muito importante pra mim no meu caminho. Recomendo a todos sem exceção. Aproveito pra recomendar um blog q tem alguns ensinamentos dele http://www.palavrasdeosho.com/

Yoga consegue tratar de pessoas muito nervosas ? quer um aluno? ^^ by gnomotonho

Yoga atua nos sistemas nervosos, simpaticos e parasimpatico. Então ela realmente acalma, tranquiliza, harmoniza e redus consideravelmente os efeitos de ansiedade e stress além de te dar um maior vigor em sua vida. Pode vir! Namastê

O que pensa sobre meditação fora do contexto religioso/místico/cultural? Estamos caminhando para uma prática "laica" da meditação ou falei bobagem? by joaofred

Humm. é uma questão um pouco complicada pq se esta misturando ai duas tradições culturais distintas. Na Índia a espiritualidade, o misticismo estão impregnados em todos o contextos da vida, inclusive na ciência, então logo a meditação esta ligado a td isso. Qd vc lê as escrituras sagradas indianas essa questão é sinequanom , já esta pressuposto q vc entende q tem uma essência interior mais pura e profunda q é Deus, e a meditação tem o objetivo de vc se ligar a essa essência e transcender os fenômenos mais materiais dessa existência. No ocidente precisamos de algo um pouco mais racional primeiramente pra chegar a isso. Não temos realmente um contexto propriamente, mas com a prática da meditação não tem como vc não sentir um enleve espiritual. Vc acaba entendo realmente q existem coisas mais superiores e sutis q o plano material e conseqüentemente se ligando a uma espiritualidade maior.

Qual é o lema da sua vida? by joaofred

Atualmente. ( pois a vida é muito constante pra qq definição em definitivo)
PAZ.
Inspiro paz expiro paz.
É o q busco, trabalho, cultivo, estudo, ensino...

 

Que tipo de emoção você ainda não sentiu? by alephdavis

Do Samadhi

Você morre agora e de repente está no inferno, para sempre e sem receber nenhuma explicação. Suspeita que foi por qual motivo? by alephdavis

Humm perguntinha católica. Acho q se existisse algo assim, eu estaria lá pq julguei minhas atitudes dignas de condenação. O meu maior e principal inquisidor sou eu mesmo!

Onde e quando foi mais feliz? by joaofred

Acho tão difícil responder coisas q tem q escolher.
Ultimamente me sinto muito feliz e realizada depois q dou uma aula de yoga, e vejo no rosto das pessoas um semblante de paz, conforto e felicidade. Isso me estimula e me faz feliz!!

"A alma, prisão do corpo." Comente. by alephdavis

Essa história "alma prisão do corpo" provém de uma linha de pensamento q enxerga o corpo como algo q não tem nenhum valor, q é sujo e que faz vc cometer os maiores erros, pois ele é regado a tentações.
Existem filosofias que acreditam que, vc não é o corpo, vc é o ser mais interior q habita nele, que pode ser chamado de alma.
Eu penso q é muito limitante vc se identificar só com o seu corpo exterior, acredito sim q exista uma essência mais profunda e sutil dentro de nós.
Só q diferente dessas linhas q negam o corpo, sou mais a do ensinamento do tantrismo q diz.O corpo é o lar dessa essência mais profunda. Entre em contato com ele, conserve, busque deixar essa casa como um templo. Assim vc vivera da melhor forma e mais plenamente.


E se Jesus voltar mesmo? by alephdavis

Sento e ouço tudo o q ele tem pra dizer.
Mas enquanto lembrarmos q ele existiu e falarmos dele ele não precisa voltar. E se voltar será sobre outro Avatar, não na figura de Jesus.

Qual o maior desperdício de tempo? by alephdavis

Não perceber o tempo presente

Passado, presente ou futuro? by biamartinss

O passado ta na memória e já foi = ilusão
o futuro ta na mente e não foi = ilusão.
Só temos o PRESENTE. Viva o presente e seja mais presente em sua vida!!!

Qual a coisa mais importante? by alephdavis

PAZ

Qual seria a morte ideal para você? by alephdavis


A morte ideal, seria o Maha Samadhí. Desligamento espontâneo de meu próprio corpo, qd eu julgasse q já estava bom aqui estar.

Um copo de água pela metade. Está meio cheio ou meio vazio? by alephdavis

Esta pela metade!! E q bom!!! Viva o caminho do meio

Dentro de nós esta Eu mesmo! q é Deus, tds somos Deuses, e por isso q gostamos tanto de sexo. pq é a nossa capacidade de criação! (SENSACIONAL PARABENS) by tattyscavone

Não fui eu quem disse isso. É mais um dos ensinamentos da filosofia oriental, o Deus esta em NÓS, dentro de cada um, e temos por isso uma potência criadora, cada vez q criamos estamos realizando esse Deus em nós. O q acontece é q muitas vezes deixamos de criar em outras esferas da vida e canalizamos este momento no sexo. Pode perceber, quem não está pleno em outros campos da vida, pensa muito em sexo. Isso não é lá muito saudável. Devemos fazer com q todos os nossos momentos da vida sejam de criação, assim estaremos sempre em contato de Deus

Qual a sua opinião a respeito do Kama Sutra e do Tantrismo? by valcir

O Kama Sutra é um livro escrito na Índia entre datado de100 a 400 dc. É um livro de religião que trabalha sobre os aspectos do prazer. Infelizmente nós ocidentais nos atentamos sempre somente ao aspecto corpóreo em si. O Kama Sutra era mais voltado para os homens, e para a dominação dos homens. O Tantrismo é uma filosofia complexa q revolucionou o comportamento na Índia. O Tantrismo elevou as mulheres a condição de Deusas! O tantrismo também foi responsável pra tirar da mão dos Brâmanes td o aspecto religioso considerando que tudo na vida é SAGRADO! Inclusive o sexo! Sendo tudo sagrado existem vários rituais metódicos para dar conta desses aspectos no cotidiano. Rituais de limpeza, de alimentação, sexo.... Mas uma vez ficamos no ocidente só com as técnicas físicas do sexo. E sinceramente quem lê esses manuais buscando somente o prazer físico NÃO ESTA fazendo sexo tântrico como adoram dizer...

...ioga ou yoga?; me explica algum dia?! by valcir

Questão de pronuncia, de tradução, todos estão certos. Uma só foi aportuguesada...

Sobre o que seriam os Dalits e o porque de sua existência.

Bom o sistema de castas na India foi desenvolvido como uma forma de se organizar a sociedade, assim como na grécia antiga tiveram o seu modelos... Originalmente, as castas eram apenas quatro:
1- Os brāhmans (sacerdotes e letrados); 2- os kishatryas (guerreiros)3- os vaishias (comerciantes)os śūdra (servos: camponeses, artesãos e operários) Os dalits seriam os imigrantes, os que chegaram depois dessa formulação e por isso não tinham castas. È importante lembrar q a principio, essa ordenação não previa diferanças nem hierarquias, não existia ninguém superior ao outro pois todas as castas eram importantes pra manutenção da sociedade. Mas os homens adoram poder né? para reflexão: Os mendigos aqui no Brasil seriam o q?

Creio em um deus como os antigos deuses que são tão humanos quanto nós, que pode errar, ter inveja, etc; deste modo minha linha do raciocínio não "agrada" (não sei bem se é isso que quero transmitir)aos ateus, agnósticos nem aos religiosos. O que by valcir

è os Deuses e Deusas Hindus e na Grécia antiga ,por exemplo, são como representações das qualidades e das características humanas. Servem como referência e compreensão mais ampliada do ser humano, para q os homens possam observar e aprender com eles. E não importa se agrada aos outros o q importa é como vc pode crescer, aprender e se desenvolver naquilo q vc acredita e te fortalece.

Kaos em paz? Discorra.

Como já disse aqui, o caos não é de todo negativo, ele representa a uma possibilidade de mudança.
O importante é cultivar paz dentro de nós, assim não importa onde estejamos estamos em paz. E só em paz conseguimos realizar qq mudança significativa e positiva.
Só mais uma.. Kaos é meu "sobrenome" então Kaos em paz!

Qual é a coisa para a qual você é realmente bom?

Eu acho... Que somos realmente bons em tudo aquilo q fazemos com amor, presença, dedicação e plenitude.
Então posso me achar realmente boa em algo, mas posso falhar quando não estou entregue total ao q eu faço... algo assim

Qual é a linha de Yoga que pratica/ensina? by joaofred

Sou formada por professores q seguem a linhagem do Swami kuvalayananda, que desenvolveu o yoga científico.
Trabalho com o Hata Yoga, baseada nos ensinamentos mais tradicionais. Como uma boa antropóloga, gosto da tradição rsrs

2 comentários :

  1. Muito obrigado pela gentileza de indicar o blog Palavras de Osho.

    Abraços.

    Murilo - editor do blog.

    ResponderExcluir
  2. Adoro vcs!! Recomendo sempre! Obrigada por seguir esse blog!

    ResponderExcluir

ॐ Namastê ॐ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...