VIDA YOGA: Sobre comidas e vícios

29 de mar. de 2010

Sobre comidas e vícios

Todos sabemos da importância da alimentação saudável na nossa vida, sempre dizemos que gostaríamos de adotar hábitos alimentares mais regrados e conscientes, afinal a máxima “você é aquilo que você como” é completamente verdadeira. Por outro lado, por mais consciência que temos, as vezes parece pura ilusão ignorar aquele delicioso pedaço de bolo de chocolate trufado.

“Compulsão por gordura funciona como vício em cocaína, diz estudo.” 

Esse estudo nos da uma noção de porque é tão difícil abandonarmos hábitos alimentares nocivos a nossa saúde. “A pesquisa feita pelo Scripps Research Institute, no Estado americano da Flórida, afirma que, assim como o vício em drogas como cocaína, a compulsão por comidas gordurosas - como doces e frituras - é extremamente difícil de ser combatida. O estudo, realizado com camundongos, mostra que as partes do cérebro que lidam com o prazer deterioram-se gradualmente na medida em que o consumo vai aumentando.”

"No estudo, os animais perderam completamente o controle sobre seu hábito de alimentação, o primeiro sinal de vício. Eles continuaram comendo demais mesmo quando antecipavam que receberiam choques elétricos, mostrando o quão estimulados eles estavam para consumir a comida."
Daí percebemos o quanto fator do vício que altera a nossa percepção consciente do mal que alguns alimentos podem provocar. Imagine só, o rato não se importa em tomar choque pra comer seu cheesecakes. Assim como nós, não nos importamos com todos os problemas de saúde decorrente da ingestão desses alimentos.

“O cientista relata que quando a dieta foi trocada por alimentos mais saudáveis, alguns deles se recusaram a comer e preferiram não se alimentar.”
Não é o que muitas vezes acontece? Muitos preferem um pacote de bolacha (que tem padrão nutricional quase nulo) do que comer uma fruta.

Explica na reportagem que “O receptor D2 responde à dopamina, um neurotransmissor que está relacionado à percepção de prazer - como o provocado por comida, sexo ou drogas. Quando há excesso no consumo de drogas como cocaína, por exemplo, o cérebro é "inundado" com dopamina, aumentando a sensação de prazer. Um processo semelhante acontece com dietas gordurosas. Com o tempo, no entanto, o cérebro recebe menos dopamina.”

Reportagem completa aqui.

Como o yoga pode ajudar

A prática constante e consciente do yoga te leva ao contato mais pleno e profundo com o seu corpo. Proporcionando o autoconhecimento que leva a um senso de integração em todas as áreas de sua vida.
Desse modo, é mais fácil você sentir e perceber realmente o que te faz bem ou nem tanto. Por isso costumam dizer “ a yoga naturalmente muda sua alimentação”


Sinta em  corpo
 Por exemplo, antes quando eu não praticava yoga, eu gostava de tomar bebidas alcoólicas. Com o tempo de prática fui percebendo com mais sensibilidade os efeitos nocivos do álcool em meu corpo, e como isto me desestabilizava em diferentes aspectos de minha vida. Tempos mais tarde tive essa mesma sensação com o café, e depois com o refrigerante. Não foi com grande esforço que eliminei essas bebidas, percebi o mal que me faziam e rompi um hábito que tinha com esse consumo.

Perceba e mude os seus hábitos

O mesmo se dá com esses alimentos gordurosos, mas como ingerimos com tanta constância, parece ficar mais difícil termos essa percepção. Observamos a seriedade disso, pelo estudo associar o consumo de alimentos gordurosos ao vicio de drogas pesadas, por mais bizarro que parece pense sobre essas associações.

Imagino que o primeiro passo é a percepção de como se relaciona com esses alimentos. Toda vez que for se descabelar querendo comer o terceiro pedaço do bolo, é só se lembrar de um coitado de um ratinho loco tomando choques, que nem precisava, só pra chegar ao pedaço do doce.

Mudar os hábitos é questão de hábito mesmo. Minha mãe costuma dizer, o corpo é tão mole que se acostuma a qualquer coisa. Se você come todos os dias chocolates, todos os dias ele vai querer chocolate, se você toma todos os dias tantos litros de água ele vai querer todos os dias essa mesma quantidade de água.
Perceba esses hábitos de consumo que estão enraizados na sua vida, e faça um esforço consciente de mudar.

Troque, aceite novos alimentos
Se esses alimentos gordurosos foram considerado como um vicio de drogas pesadas, trate como tal.
Se esforce realmente para ficar uma, ou duas semanas sem doces, ou sem fritura, ou sem farinha. E se isso for muito difícil, ou até impossível, reflita sinceramente sobre.
Se esforce realmente para comer aquele vegetal que você achava não gostar tanto, ou ponha mais frutas na sua dieta ( quando não estamos acostumados a comer frutas, parecem que elas nos fazem mal – lembre-se do ratinho que preferia passar fome a comer alimentos saudáveis)


Se observe
Observe mais atentamente as reações de seu corpo, se conecte com ele, sinta, perceba sua digestão, seu suor, seus cheiros, seu animo, suas vontades, analise-se nestes aspectos.


                                                              UMA PROPOSTA

Faça experimentos consigo
Proponha-se à alguma experiência consigo mesmo.
Por exemplo, defina que vai ficar 1 dia inteiro sem açúcar, ou 2 dias sem farinha, ou 3 dias sem carnes, ou uma semana sem frituras, 10 dias sem laticínios... Escolha algo que você acha que tem consumido demais e que não tem te feito bem e proponha-se a diminuir.
Estipule períodos que você sabe que pode cumprir e o faça.

Vá com calma
Faça estes “testes” com você e vá avançando quando sentir que pode.
Porque se estipulamos altas metas é muito mais fácil desistirmos, e cada vez que desistimos vamos enfraquecendo nossa força de vontade.
Então sempre com calma tranqüilidade e no seu limite. 

Não divulgue
Se for fazer algo assim, não saia por ai contando. De alguma forma, mesmo que inconscientemente as pessoas podem te desanimar e te atrapalhar.
Então quanto menos gente souber melhor, essa é uma experiência pra você com o seu corpo e sua saúde.

Desintoxique
Depois desse processo de “desintoxicação” você naturalmente perde a vontade de comer tantos doces ou frituras. Você se afasta e perde o hábito

Relato de minha experiência

Lembro que quando queria parar de tomar café, eu falei para o meu professor que estudava muito, e a tarde me dava sono, e perguntei o que deveria então tomar no lugar do café. Ele me disse, que o objetivo é eliminar esses hábitos, não substituir um por outro. E disse ainda, se você tem sono é porque come muita farinha.

Então eu e minha mãe decidimos ficar um mês sem comer farinha de nenhum tipo, e ver se era isso mesmo. Foi uma experiência incrível, incorporamos outros alimentos na nossa vida e criamos novas relações com a comida. Por exemplo, nos acostumamos a comer mandioca no café da manhã que é uma delicia e ate hoje fazemos.
Também foi interessante observar as reações do corpo, tinham dias que eu ficava babando querendo de qualquer forma um pacote de salgadinhos. Eu nunca fui de comer salgadinho, por que do nada surgia essa necessidade?
Nessas horas eu pensava: A farinha não está me fazendo nenhuma falta vital, isso é tudo insistência de meu corpo que não gosta muito de mudanças.
E assim passei por esse mês que foi de grande aprendizado sobre os alimentos e o meu corpo. E depois disso diminui muito o meu consumo de pães e farináceos, perdi o hábito mesmo.

De tempos em tempos faço alguma brincadeira assim.
Ajuda na auto-percepção, trabalha com a força de vontade, proporciona auto-estima, maior controle sobre o corpo e as vontades. Faz bem ao corpo, desintoxica, alivia, da uma folguinha pra ele. Traz uma compreensão de como temos hábitos condicionados. E por ai vai... Da uma leveza também.
Por isso adoro dizer por ai
Jejum é maior legal, faz bem pro corpo e melhora o astral 

Espero ter estimulado.
Boa sorte pra nós

4 comentários :

  1. Hey Sati, muito bom seu blog.Faz tempo que não nos falamos, estou de volta ao yoga praticando diariamente, alimentação diferente, sem alcool, tem sido muito bom. Mas o cigarro é o mais dificil viu...tnho diminuido, dedicado cada pratica pra criar uma força interna pra abandonar d vz...De fumante militante, passei para o processo de superação das necessidades...perceber o quanto eu posso hoje e aceitar isso é o maior desafio.Mas do mesmo jeito que aconteceu com a carne e com o alcool tnho certeza de que vai chegar o momento em que o estranho sera acender um cigarro.Saudades de vc amiga.

    ResponderExcluir
  2. Ai q legal! fico tão feliz de ler essas coisas, a vida são contínuos processos de mudanças.
    Estamos juntas amiga!!
    Saudades

    ResponderExcluir
  3. Preciso parar e comer pão! Lutarei para isso!

    ResponderExcluir
  4. uau! nunca pensei em fazer jejum, mas posso dizer que tenho cada vez menos necessidade de açúcar. aqui em casa consumimos pouquíssimo e usamos aquele demerara... achei interessante a idéia da mandioca de manhã, vou tentar ajudar a Pri a substituir o pão, vamos ver...
    beijos

    ResponderExcluir

ॐ Namastê ॐ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...