VIDA YOGA: Yoga na gestação: Contar ou não sobre a gestação nas primeiras semanas?

24 de nov. de 2015

Yoga na gestação: Contar ou não sobre a gestação nas primeiras semanas?




Quando descobri que estava grávida logo veio a dúvida de quando deveria contar para as pessoas, eu e meu companheiro estávamos muito felizes com a noticia e tínhamos vontade de compartilhar a novidade, mas vivenciamos alguns casos de abortos de pessoas bem próximas de nós e fiquei receosa.

Como a filosofia do yoga impulsiona a refletir cada vez mais conscientemente sobre os nossos padrões de comportamento, entrei em contato profundo com essa dúvida.

Assim cheguei no medo:
“ Não quero contar porque tenho medo de perder esse bebe”.

Depois dessa constatação tive duas conclusões:
Não quero dar vasão ao medo. Então me fortaleci pensando que não queria operar pelo medo. E se eu perder o bebe, não vou querer que as pessoas próximas a mim saibam o que estou passando e vivenciem isso comigo?

Então decidimos contar
A minha surpresa foi que quando eu fui compartilhar com as pessoas, por mais que muitos demostrassem alegria e felicidade a primeira coisa que perguntavam era sobre o tempo da gestação, e quando descobriam que não estava no “prazo certo” de dar a noticia, me alertavam que eu não deveria contar para as pessoas.
Percebi então que é um tabu anunciar a gravidez antes do tempo padrão indicado.

Isso tudo me assustou, inclusive ouvi de uma pessoa bem próxima que eu não estava grávida ainda, era só uma possibilidade. Como isso pode ser uma possibilidade?
Tem um ser se desenvolvendo dentro do meu corpo, estou sentindo cada mudança, estou sensível a isso e já estou tendo que repensar milhares de coisas na minha vida, como isso pode ser apenas uma possibilidade?

O que ficou claro é que ainda não estamos preparados para lidar com a morte.
Se todos sabemos que as primeiras semanas da gestação é complicada e que podem acontecer abortos espontâneos, por que a resposta para isso é que devemos esconder dos outros uma gestação no inicio?
 
E eu fiquei tão enjoada e cansada nas primeiras semanas que não imaginava como uma pessoa podia passar por tudo isso e ter que esconder. São muitas mudanças acontecendo, a gestante merece o acolhimento devido nesse momento inicial. É como a menstruação que devemos esconder, os desconfortos, os abusos que passamos, tudo devidamente escondidinho para não afetar as outras pessoas.

Eu entendo quem prefira guardar a noticia, mesmo porque se você comunica e acontece de ter uma perda, é muito pior ter que passar pela falta de preparo dos outros que não sabem acolher uma mulher e uma família nessa situação.

“ Ah, logo você tem outro”
Não é por maldade que alguém diz algo assim, é que não suportamos ver a outra pessoa sofrer, então mais uma vez escondemos ou fazemos que seja escondido o sofrimento.
“Ah, mas você já sabia que tem 50% de chance de perda no inicio né?” ou “Você não deveria ter contado antes”
 ( como se o contar fosse um fator causador, vai entender...)

Não sabemos lidar com o sofrimento e não sabemos lidar com a morte.

Resta à muitas mulheres terem que superar sem o amparo e apoios necessários, então é melhor que pouca gente saiba mesmo.

Uma mulher que passa por uma perda dessas, e não importa se foi um “curto” período de gestação, se nem chegou a se formar, se ela optou abortar… não importa! 

Essa mulher tem que vivenciar um grande processo, vários rearranjos tanto físicos, psicológicos e espirituais para saber aceitar e lidar com isso, e certamente essa pessoa nunca mais será a mesma, e isso compõe a história dela e quem ela é hoje.

Mas isso poucas pessoas reconhecem  as lutas internas devem ser escondidas, como as rugas que representam a vida no tempo, tudo deve ser devidamente escondido.
Será?

"Uma loba matou um de seus filhotes que estava mortalmente ferido. Para mim foi como uma dura lição sobre a compaixão e a necessidade de permitir que a morte venha aos que estão morrendo.” (Clarissa P. Estés)







Nenhum comentário :

Postar um comentário

ॐ Namastê ॐ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...