VIDA YOGA: Viajar à Índia - Dissabores, violência, extorsões e corrupção.

2 de nov. de 2012

Viajar à Índia - Dissabores, violência, extorsões e corrupção.

Abordagem aos turistas. Imagem Sati
O meu post sobre viajar sozinha a Índia causou alguma repercussão.

Fui alertada para ser mais realista quanto aos comentários sobre a Índia, e realmente estaria mais preparada lá se soubesse mais sobre essas coisas antes. E assim fui levada a refletir um pouco mais sobre as dicas. 

Antes de mais nada preciso ressaltar que alguns Indianos são enfáticos em considerar que ninguém deva viajar desacompanhada (o) a Índia.

E devo dizer que isso tem fundamento. Muitas pessoas, por conta de todos os ensinamentos do yoga, podem até idealizar bastante este país, acreditando ser uma nação governada pelos princípios éticos que todos aprendemos bastante no yoga. 

Essa não é a realidade, como em qualquer país existe violência na Índia também. Mas com alguns agravantes pelo o fato de ser uma sociedade um tanto quanto machista, e de muita miséria, fome e desigualdade social. Também é  bem difícil você encontrar qualquer policiamento ou centrais de policia. Além do que, os turistas são facilmente destacáveis lá, somos "alvos fáceis".

auto-ricchaw em Mombai - Imagem: Sati
Muito facilmente você pode ser ludibriado e enganado, em menor e maior grau.  Por exemplo, algo que acontece com frequência é você pegar um auto-richaw  e eles mudarem de preço ao longo do caminho. Muitas vezes aconteceu comigo de eu combinar, por exemplo um valor de 50,00 rupias e no meio do nada o motorista dizer que só continua por 400,00 rúpias, isso é muito cansativo e não deixa de ser uma forma de extorsão.

Este caso de mudança de valores pelos condutores é notório, mas devo destacar que existe uma espécie de máfia na Índia em que o motorista só pode conduzir por certas ruas, em outras ruas devem pagar uma espécie de propina. Isso acontece também quando você pega alguma condução até um hotel, ou estabelecimento, pode reparar que eles ficam do lado de fora esperando receber uma "propina" por ter levado o "cliente", não pense que isso ocorre de comum acordo com o dono do estabelecimento.
Uma vez aconteceu de já estarmos instalados em um quarto e o dono mudar de preço o valor que havia cobrado. E depois de muita confusão  percebemos que ele fazia isso por causa do taxista que estava na porta com mais dois cobrando a "propina".  E pior que não podíamos fazer muita coisa por que eles estavam com o nosso passaporte*.

O que entendi é que mesmo que seja mais difícil alguém chegar, apontar uma arma pra você e levar todo o seu dinheiro, o tempo todo tem alguém querendo te extorquir e tirar alguma vantagem sobre você, criando situações realmente complicadas.  Mesmo assim também conheço relatos de assaltos a mão armada, principalmente em pontos turísticos como o Taj Mahal.  
 E se você verificar sobre os dados de ocorrências de estupros na Índia  constatara que são enormes    ( imagine os não relatados), e a policia pouco ou nada faz quanto a isso.

Ficar doente na Índia é algo também que não é difícil de acontecer, a poluição e os alimentos propiciam a isso, no mínimo uma diarreia ou outra fatalmente acontecerá. Por mais que a  Índia seja a pátria do ayurveda não é isso que você encontra facilmente como sistema de saúde, estar sozinho em uma situação dessa é muito mais complicado.

Mesmo em ashrans podem ocorrer dissabores, furtos dentro do quarto costumam ocorrer.  Já soube de casos de pessoas que pagaram adiantado pra fazer um curso em um centro de estudos conhecido e nunca mais verem a cor do dinheiro. Nunca pague nada adiantado dessa forma na Índia, tudo deve ser feito na hora cara a cara.  Com o troco isso também acontecia muito, eles enrolam, enrolam e muitas vezes acabam ficando com o seu dinheiro.

Por fim, fui levada a me lembrar de muitos ocorridos nesses termos que acontecem na Índia, entre tantos outros, para alertar e enfatizar que não é tão simples viajar sozinho ou sozinha à Índia, é muito mais fácil  e seguro passar por essas inevitáveis situações quando se tem uma companhia.

Imagem: Sati
O que sinceramente espero  é não ter desanimado ninguém com essa postagem. E
isso que eu nem contei do dia que fui atacada por macacos!! 

 Ir pra Índia sempre tinha sido o meu grande sonho, e para a minha realidade era muito difícil conseguir ir com as muitas excursões que saem do Brasil cobrando quase o triplo do preço do que se pode gastar fazendo essa viagem mais esquema mochilão.

Lá existem um milhão de outras coisas que meio que compensam tudo isso, com o tempo você vai ficando mais esperto e essas coisas não te afetam tanto, considero isso um grande aprendizado.

Depois que voltei e contei essas e outras tantas histórias à minha mãe ela desanimou completamente de ir pra lá, mas um dia meditando ela recebeu uma mensagem.


"Lá é um campo de batalha, nenhum campo de batalha é bonito."



Bhagavad Gita
 

Agora ela já esta com a passagem comprada para ir ao Maha kumbh mela.

Estou a disposição para o que puder contribuir para a sua viagem!!
Isso ai pessoal qualquer coisa comente aí!!!!


* Passaporte. como em qualquer viagem pra qualquer lugar do mundo a recomendação explicita é que você nunca em nenhum momento se desgrudo de seu passaporte, claro que estávamos cientes desse fato. O que acontece lá é que quando você se hospeda deve fazer um cadastro e eles fazem uma cópia do seu passaporte. Sempre um de nós ficava na recepção esperando os passaportes serem copiados, e foi exatamente nesse momento em que estavam "copiando"o passaporte que isso aconteceu. Como fazer nesses casos? Não sei responder. 



Namastê

2 comentários :

  1. Nossa Sati! Inimaginável! Fico imaginando o perrengue por lá! Quer dizer que dentro do BRICS o Brasil nem tá tão ruim assim... aqui tb acontece um pouco dessas com turistas mas tem onde reclamar...

    ResponderExcluir
  2. É verdade Américo, não é assim tão diferente não em muitos aspectos, mas a sensação de desamparo lá é um pouquinho maior.

    ResponderExcluir

ॐ Namastê ॐ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...